Lançado na década de 60, o Galaxie 500, veio pra ser o carros mais luxuoso e confortável do país. Quem tinha um, tinha poder. Mesmo antes de ter o nome Landau, quando era apenas Galaxie isso antes de 1976 quando o Brasil fechou as importações, tinha gente que deixava de comprar um Mercedes pra comprar um Galaxie ou um LTD. Primeiro foi Lançado o LTD Landau, um LTD com a janela traseira menor garantindo mais exclusividade aos seus passageiros, para depois em 1976 ser fabricado o Landau.
Com a crise de petróleo, a Ford que já tinha a vontade de ter lançado um Corcel II 4 portas, desde sua primeira versão modelo 78, acabou lançando o Ford Del Rey, que tinha a mesma plataforma do Corcel II e um desenho que lembrava o Ford Granada em 1981 como modelo 82, sendo que o Del Rey tinha carroceria de 2 ou de 4 portas, enquanto os Galaxie, LTD e Landau tinham apenas a carroceria de 4 portas.
Apesar de ser baseado no Ford Corcel II, e ter a mesma mecânica do Corcel II GT, o Del Rey era um carro inovador, não por ter uma mecânica superior ou diferente a dos outros carros da época, mas por trazer invoções como travas elétricas, vidros elétricos, painel realmente completo, rodas de alumínio, ar condicionado integrado ao painel, lavador de faróes entre muitos outros refinamentos, como o acabamento interno todo aveludado na versão Ouro. Com o Del Rey a Ford deixou claro que desejava brigar diretamente com o Opala, carro que a Chevrolet lançou para estar na faixa de preços entre o Corcel e o Galaxie.
Em 1982, o a Ford lança o Del Rey Ouro 1983 com câmbio automático e também deixa de produzir o Landau. Além do câmbio automático a Ford lançava em 1983 como modelo 1984 a Scala Ouro, que era uma perua baseada no Del Rey.
Apesar do Landau ter um preço que era o dobro daquele cobrado no Del Rey, o Del Rey oferecia um nível de acabeamento interno e acessórios bem superior ao do Landau, Sem nenhum outro carro de luxo o Del Rey passa a substituir o Landau. O Ford Corcel deixou de ser produzido em 1986, sendo que agora além de ter substituído o Landau, estava Substituindo o Corcel e a Belina, carro que deu origem ao Del Rey. No modelo 85 com a reestilização a Ford muda as nomenclaturas do Del Rey, sendo que o Prata como era conhecido passa a ser o GL, o Ouro passa a ser o Ghia, e também é produzido o GLX, que é um intermediário entre o GL e o Ghia, na linha 85 outra novidade, a Scala agora está disponível em todas as versões e não apenas na mais cara. Na linha 87, outra novidade a Versão L. Agora nem todos os Del Rey tem 4 portas, apenas o L e o Ghia tem a opção de ter 4 portas, os GL e GLX passam a ser produzidos apenas na versão 2 portas, outra novidade foi a Scala que passou a ser chamada de Belina, sendo que essa não tinha versão GL, era produzida apenas nas versões L, GLX e Ghia.
Veja os numeros do comparativo:
Fonte: Revista Quatro Rodas.
Com a crise de petróleo, a Ford que já tinha a vontade de ter lançado um Corcel II 4 portas, desde sua primeira versão modelo 78, acabou lançando o Ford Del Rey, que tinha a mesma plataforma do Corcel II e um desenho que lembrava o Ford Granada em 1981 como modelo 82, sendo que o Del Rey tinha carroceria de 2 ou de 4 portas, enquanto os Galaxie, LTD e Landau tinham apenas a carroceria de 4 portas.
Apesar de ser baseado no Ford Corcel II, e ter a mesma mecânica do Corcel II GT, o Del Rey era um carro inovador, não por ter uma mecânica superior ou diferente a dos outros carros da época, mas por trazer invoções como travas elétricas, vidros elétricos, painel realmente completo, rodas de alumínio, ar condicionado integrado ao painel, lavador de faróes entre muitos outros refinamentos, como o acabamento interno todo aveludado na versão Ouro. Com o Del Rey a Ford deixou claro que desejava brigar diretamente com o Opala, carro que a Chevrolet lançou para estar na faixa de preços entre o Corcel e o Galaxie.
Em 1982, o a Ford lança o Del Rey Ouro 1983 com câmbio automático e também deixa de produzir o Landau. Além do câmbio automático a Ford lançava em 1983 como modelo 1984 a Scala Ouro, que era uma perua baseada no Del Rey.
Apesar do Landau ter um preço que era o dobro daquele cobrado no Del Rey, o Del Rey oferecia um nível de acabeamento interno e acessórios bem superior ao do Landau, Sem nenhum outro carro de luxo o Del Rey passa a substituir o Landau. O Ford Corcel deixou de ser produzido em 1986, sendo que agora além de ter substituído o Landau, estava Substituindo o Corcel e a Belina, carro que deu origem ao Del Rey. No modelo 85 com a reestilização a Ford muda as nomenclaturas do Del Rey, sendo que o Prata como era conhecido passa a ser o GL, o Ouro passa a ser o Ghia, e também é produzido o GLX, que é um intermediário entre o GL e o Ghia, na linha 85 outra novidade, a Scala agora está disponível em todas as versões e não apenas na mais cara. Na linha 87, outra novidade a Versão L. Agora nem todos os Del Rey tem 4 portas, apenas o L e o Ghia tem a opção de ter 4 portas, os GL e GLX passam a ser produzidos apenas na versão 2 portas, outra novidade foi a Scala que passou a ser chamada de Belina, sendo que essa não tinha versão GL, era produzida apenas nas versões L, GLX e Ghia.
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Fonte: Revista Quatro Rodas.
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