Foi um carro revolucionário, pois foi o primeiro veículo nacional a não utilizar mais o carburador.
Promessa feita, promessa cumprida. Pois o novo sistema de injeção eletrônica prometia aposentar o carburador. Pois a quase vinte anos todos os carros utilização a injeção eletrônica. No início apenas o Gol GTi, depois o Santana Executivo, o Monza 500 EFi, Kadett GSi, demorou um pouco até a novidade vir de série em todos os modelos de carros produzidos no Brasil.
Com a Injeção Eletrônica, os carros passaram a andar mais e a gastar menos, o GTi testado pela revista Quatro Rodas, em Janeiro de 1989 mostravam isso. O GTi, chegaria a uma máxima de 174 km/h, fazendo uma média de 8,51 km/l na cidade e 13,33 km/l na estrada, o que demostrava as grandes qualidades da novidade.
Em 1990 o motor do GTi chega ao Santana, mas somente a s'erie denominada Executivo.
Ainda em 1990 a Chevrolet lan'ca o Monza 500 EFi, tamb'em uma s'erie especial.
No início a injeção era para os top do top, Na Ford a Injeção só apareceu na linha Versailles/Royale em 1991 como modelo 92.
En 1994, a Chevrolet lançava o Corsa 1.0 e 1.4, ambos com ineção eletrônica de série, até então uma revolução para a época, um carro popular com injeção eletrônica, depois é que foi lançado o Fiat Palio e seus derivados, todos com injeção.
O Ford Fiesta só começou a ser produzido no Brasil em 1996, sendo que antes o Fiesta importado da Espanha vinha com injeção e existia o motor 1.3 EFi.
No iníciio as injeções eram monopoonto e analógicas, mas com o avanço da técnologia hojes elas são multiponto e digitais, e em muitos carros estão presentes em carros flex, rodando com alcool ou gaolina. O sistema digital mapeia o motor e decide o melhor momento pra fazer a detonação.
A injeção eletrônica evoluiu tanto que até mesmo carros que não tem a mesma vocação esportiva do GTi, como por Exemplo o Fiesta Rocam Sedan, com o motor 1.6 que tem quase a mesma potência (107cv no Fiesta 1.6 e 120cv no GTi 2.0) uma velocidade máxima de 170 km/h, contra os 174 km/h do GTi 2.0 e que foi o esportivo mais rápido do Brasil, e tem um consumo bem semelhantebao do GTi, sendo o Fiesta mais econômico. Sendo o Fiesta mais confortável e espaçoso.
Pontos para a evolução dos automóveis, que hoje contam com a injeção eletrônica que demorou pra chegar ao Brasil.
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