quinta-feira, 11 de julho de 2013

O polêmico Fiesta Supercharger

De 2002 a 2007 ele esteve presente no mercado brasileiro.

Como o carro 1.0 era muito mais barato, por ser considerado popular, a Ford lançou o Fiesta Supercharger, que era produzido com o motor 1.0, mas bem mais potente devido ao compressor Eaton instalado pela Ford, ele era 30% mais potente que o 1.0 aspirado e 10% mais fraco do que o 1.6, quanto a velocidade era 20 km/h mais veloz que o 1.0 e 10 km/h menos veloz que o 1.6, no que diz respeito ao consumo o Supercharger era ligeiramente mais econômico que o 1.6. No teste de longaduração da revista Quatro Rodas ele foi aprovado, sem ressalvas assim como os outros carros sem compressor.
O objetivo da Ford era bem claro, oferecer um carro bem mais potente comparado aos da concorrência, por um preço mais acessível dos que os 1.6 da concorrência.
Em novembro de 2004 a Quatro Rodas fez um comparativo entre o Ford Fiesta Supercharger 1.0 e o Fiat Siena HLX 1.3, por serem carros da mesma categoria, pra mesma faixa de público, onde o Siena foi o carro que mais agradou no acabamento e materiais empregados no seu interior, ter um porta-malas ligeiramente maior e ser flex. Mas o Fiesta foi o mais potente, o mais silencioso, mais econômico, mais econômico e mais espaçoso, Acredito que alguns desses fatores acabaram com o Supercharger: O 1.0, embora com 95cv tinha um consumo parecido ao do 1.6, desconfiança em relação ao compressor, o preço se bem próximo ao do 1.6,
o desempenho não ser igual ao do 1.6 apesar de o consumo ser parecido, quanto não ter versão flex acho improvável ppois se o mercado tivesse aceito melhor o carro acredito que hoje o Supercharger flex estaria disponível no mercado. Então desde o Novo Fiesta lançado em 2007 se voce quiser un Fiesta mais econômico, pra uso na cidade compre o 1.0 aspirado se você já roda mais na estrada compre o 1.6 que é muito mais gostoso e veloz de se dirigir e mais econômico na estrada.

 Comparativo entre o 1.0 Flex, 1.0 Supercharger e 1.6 Flex


Iguais apenas na aparência, no interior e na ótima estabilidade, os Fiestas 1.0 Flex, o 1.0 Supercharger e o 1.6 Flex são carros bem diferentes, pois o 1.0 Flex é mais pro uso urbano, o 1.0 Supercharger apesar de ter um desempenho mais parecido com o 1.6, também tem o consumo parecido com o 1.6. O 1.6 ter ótimo desempenho na estrada, boa velocidade final, tendo um motor flex. 
 Quanto a mercado o 1.0 Flex é bem melhor que o 1.0 Supercharger, que apesar de ter 30cv a mais no motor, é vendido pelo mesmo preço do 1.0 Flex. Outro dado é que os Superchargers são encontrados completos, com ar condicionado, vidros e travas elétricas, porta-malas com abertura interna,  direção hidráulica entre outros.

 Veja os numeros do comparativo:





Fontes: Revista Quatro Rodas/Site www.carrosnaweb.com.br



Um comentário:

  1. o fieta 1.0 supercharguer chega nos 186kmh uma coreçao ;eu tenho um e um otimo carro pra pegar estrada .

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