quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Confusões em família!!!

Afinal qual destes ficará com o lugar da linha Gol, seria o próprio Gol ou o Fox?
Em 2003 a Volkswagen lançou o Fox pra substituir o Gol, logo veio a Spacefox, e o Gol sempre firme nas vendas, a Parati versão perua do Gol vendia e muito bem por sinal, mas acho que com a Spacefox, a Volkswagen optou por não lançar a Nova Parati assim como lançou o novo Gol, mas ressucitou o Voyage e criou um Novo Voyage, anos luz a frente do ultimo modelo que havia encerrado a produção, eu pensei que nunca mais o Voyage voltaria a vida, e não tem muito tempo que chegou o Fox Bluemotion 1.0 12V, o primeiro carro com 3 cilindros fabricado no Brasil, e com um motor bem potente e econômico, que ainda não chegou a linha Gol/Voyage.
Será que não seria a hora da Volkswagen decidir por um ou por outro, no caso pela linha Fox, ou pela linha Gol. Caso decida pela linha Fox é só criar um Fox Sedan, assim como o Voyage é um Gol Sedan. Ou caso decida pela linha Gol, ressucitar a Parati e criar a Nova Parati e ainda lançar eles com motor Bluemotion 1.0 12V. Antes de ser lançado o Novo Gol/Voyage a Volkswagen já optou por usar o painel do Fox na linha Gol. Bluemotion 1.0 12V, 3 cilindros só o Fox mesmo.
Apesar de ser lançado em 1980 o Gol cativa muitos fans e atrai muitos compradores, seu sucesso é maior do que a linha Fox.
Eu entendo a Volkswagen quando se fala em manter o Gol em produção, afinal é a linha que mais vende e dá lucro a Volkswagen, mas também acho que ela tem de tomar uma posição quanto ao carro popular que vai tomar conta.
O Fox por sua vez, apesar de ter um projeto muito mais recente e ser 23 anos mais novo do que o Gol ainda não conseguiu o sucesso de mercado que se esperava com ele.
Quando lançou o Fusca ele também fez muito sucesso, mas o Gol em 6 anos estava substituindo o Fusca, ele só voltou a ser fabricado por causa de um pedido presidencial, mas logo saiu de linha definitivamente.
É bem verdade que os primeiros Gols não foram um sucesso de vendas, mas depois que a Volkswagen colocou um motor bom, potente e econômico ele foi um sucesso total.  A prova desse sucesso é visível, tanto que o Novo Gol e o Novo Voyage vendem muito bem.
O que também pode estar acontecendo é a Volkswagen estar querendo ter mais liderança no mercado, mantendo dois carros do mesmo seguimento e mesma faixa de público no mercado, afinal se o Gol é um carro popular, o Fox também é pois veio para substituir o Gol, mas o que eu vejo é a Volkswagen embaralhar o mercado e porque não falar com medo de tirar o seu "ganha pão" de linha.
Fox e Spacefox, um projeto moderno, com um motor bom, mas se lançarem o Bleumotion 1.6 16V de 4 cilindros que está por chegar, ficará muito potente e econômico, o que falta pra linha é uma versão sedan e uma versão picape, pois assim finalmente depois de mais de 1 década o Gol/Voyage poderiam ter sua aposentadoria, mas antes falta repetir o sucesso e carisma do Gol.
Para isso eles não tem de apenas colocar um motor novo, mas mudar também, externamento, não apenas uma "maquiagem", mas ser totalmente reformulado.
Caso isso não aconteça eu acho melhor criar a Nova Parati e tirar o Fox/Spacefox de linha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário