quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Fusion, a imponência de volta após 23 anos sem Landau!!!

 
Se você me perguntar o que um Fusion tem a ver com um Landau eu respondo: Tem muito a ver, pois com esses 2 carros a Ford mostra sua imponência, em carros exclusivos para um público bem limitado, eles são muito cobiçados e representam o status, a classe, a elegância e o conforto.
Com o final da produção do Landau em 1983 a Ford não apenas deixava de fabricar um carro, mas deixava de fabricar o veículo que era um ícone no mercado de luxo, alguns poderam falar que com a reserva de mercado que tinha nos anos 80, o Landau é claro que executivos, políticos, artístas e pessoas muito influentes iriam comprar ele, mas não é bem assim, pois mesmo sem reserva de mercado, em questões como classe, elegância, status, imponência competiria com o Mercedes, aliás estava nos planos da Mercedes abrir uma fábrica pra a partir de 1976 montar um veículo para disputar mercado com o Landau. Mas não sei o porque essa idéia não se concretizou.
O Fusion, lançado em 2006 veio pra recuperar toda essa imagem de imponência, status, poder, que a Ford havia perdido com o final da produção do Landau. O Del Rey, um carro médio produzido na plataforma do Corcel não conseguiu ter a mesma imagem de um Landau, pois para o mercado o Del Rey era apenas um Corcel melhorado, tanto que os compradores do Landau ficaram anos sem trocar de carro ou quando compravam outro carro não se desfaziam do Landau, que mesmo sendo muito menos equipado que um Del Rey, era o carro que agradava. Na época um Landau zero quilometro custava o equivalente a dois Del Rey Ouro.
O Fusion é bem diferente, pois é completo e num mercado aberto disputa cliente com Mercedes, BMW, Audi entre outros. O Focus que eu considero um carro na mesma faixa de mercado do Del Rey, médio de luxo, bem equipado, mas o Fusion é muito mais avançado no que diz respeito a ser equipado e quanto a sua tecnologia bem superior, Em 2008 ano de seu lançamento o Fusion já veio com câmbio automático de 5 velocidades e era possível se escolher entre o Duratec 2.3 ou o V6.

Em 2010 as mudanças não foram apenas externas deixando o muito mais bonito, mas agora já tinha câmbio automático de 6 velocidades, o V6 3.0, e o revolucionário Hybrid 2.5 com o Hybrid o carro é muito nmais econômico que um Ka 1.0 sem ar condiocionado e direção hidraulica, tanto na cidade quanto na estrada seu consumo é de 12km/l, mesmo com o seu tamanho, seu peso e complitamente equipado, e ainda tem um desempenho esportivo, de 0-100 em 9s, sua velocidade máxima foi limitada eletrônicamente a 180 km/h.
Mais revolucinário e muito mais atraente, o Fusion 2013 com ares de Aston Martin continua com o Hybrid, mas aposenta o V6 3.0, pra lançar o Ecoboost 2.0 de 243cv, com o Ecoboost o carro passa a ter a potência de um V6 3.0, mas a economia de um 1.6. O Ecoboost 2.0 faz 7,9km/l na cidade, quando o V6 fazia 7,4 e acelora de 0-100 em 7,4s contra 8,9 do V6
Em todos os quesitos compete com Mercedes, BMW, Audi entre outras e vencendo em diversos quesitos. A própria BMW quer fazer motores menores e mais eficientes, e a Mercedes já está em negociações com a Ford pra obter a tecnologia Ecoboost.

Então se desde o final dos anos 60 até 1983 quem comprava um Landau zero era O CARA.
Desde 2006, até os dias de hoje, cada vez mais quem compra um Fusion zero é O CARA.

 Pois ele não a dever em nada para os importados, pois em diversos quesitos vence os importados.

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