segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Ford Escort.

A Ford Brasil estuda a volta do Escort ao mercado.
Com um estilo bem próximo ao do New Fiesta e Fusion, se a Ford vier a produzir o New Escort, este será um carro que deverá ficar numa faixa bem espremida, entre o New Fiesta e o New Focus que será lançado em breve. Do CHT ao Zetec Rocam, o Escort foi quem modernizou a linha Ford nos anos 80, apesar de trazer apenas aperfeiçoamentos ao motor Ford 1600, herdado do Renault R12, em relação ao 1600 ele trouxe mais eficiência, apesar de mudar pouco, o CHT já nasceu super limitado, apesar de uma boa concepção, o motor já tinha praticamente avançado tudo o que podia avançar, embora tenha tido algumas mudanças poucos significativas e ter ficado apenas um pouco mais potente ou um pouco mais econômico. O CHT foi utilizado em toda a linha Ford. Com o início da Autolatina o CHT foi rebatizado para AE-1600.
Se for lançado, o modelo será o único que já usou todas as motorizações, 1.6 e 1.8 e quase todas 2.0 utilizadas pela Ford, pois o 2.0 Ecoboost é para o Fusion.

Lançado em 1983, com modelo 84, a Ford agita o mercado, mesmo usando um motor tecnológicamente defasado, mesmo assim um bom carro, veloz, rápido, econômico e espaçoso pra proposta em que trazia. Os modelos básico, L, GL e Ghia. Já o XR3 tinha um desempenho pra um carro que tinha um apelo esportivo. O XR3 conversível só chegaria como modelo 86. Apesar do motor 1.6 o Escort disputava mercado também com o Chevrolet Monza.

O mercado reage bem a chegada do Escort Sedan, e a Ford faz estudos e testes pra larçar-lo no Brasil. O Orion, como era conhecido no continente europeu poderia ter feito muito sucesso por aqui se lançado de imediato, a Ford só teria de ter lançado ele nas versões 2 e 4 portas (na Europa só existia o 4 portas,mas seria facil de adaptar uma carroceria de 2 portas) mas a Ford tinha o Ford Del Rey, que era mais antigo e defado, Apesar de brigar sério com o Monza, Passat, Voyage, Monza o Orion também brigaria sério com o Del Rey, e acabou optando por lançar o Verona como modelo 90, Um Escort adaptado pra ser sedan, porém foi projetado pra ter apenas 2 portas, não foi pensado pra ter 4 portas, grande erro da Ford, que havia projetado o Corcel II 4 portas, lançou o Del Rey 2 e 4 portas, mas num carro que poderia se falar que era moderno e luxuoso, não havia modelo 4 portas.
Pro modelo 87, a Ford muda o visual do Escort seguindo as alterações feitas na Europa, alterando parachoques, lanternas, faróis, interior, o Escort que ja tinha uma boa aceitação no mercado, acabando com a versão básica e com as versões 4 portas, sendo agora a L sua versão de entrada.
Em 89 os Escorts Ghia e XR3 ganhariam suas versões 1.8, é um dos primeiros frutos da Autolatina (Joint-Venture criada entre Ford e Volkswagen). O XR3 foi lançado como 1.8, apesar da Volkswagen já ter o Gol GTi 2.0.
Em 90 é lançado os Escorts L e GL com opção pro motor 1.8, Também lançado o Verona, inicialmente os LX 1.6 e GLX 1.8, deppois que chegaria o LX 1.8. O Verona 2 portas logo sairam de cena, pois a Ford havia lançado ele muito próximo do novo Escort que seria lançado em 92, mas que só veio mesmo como modelo 93.


Novo Escort, novo visual, mas num primeiro momento somente para o Escort, o novo Verona só seria lançado somente em 94, mas somente na versão 4 portas, embora o Escort só tivesse 2 portas, esse novo Verona era um Ford Orion, que não foi adaptado pra ter versões 2 portas e que usava a mecânica VW, assim como o Escort. Mesmo a Ford já tendo outro carro de luxo no mercado, o Versailles, que foi o substituto do Del Rey, a Ford opta por lançar o Verona, a versão LX era a mais simples, mas que já vinha com o motor 1.8, não tinha mais o Verona 1.6, o GLX teria os motores 1.8 e 2.0, e o Ghia 2.0 e 2.0i.
Com a volta do Verona em 94, a mostra que volta a apostar no Escort Sedan, mas apesar de ser um carro totalmente novo, o nome Verona já estava muito desgastado pelo mercado e deixou de ser produzido em 96, mas não estava morto, pois a Ford em 97, atualiza o hatch e o sedan juntos, sedan que agora também se chamaria Escort, assim como na Europa. Num primeiro momento apenas os 4 portas estavam disponíveis, além do Escort SW, que era uma novidade pro mercado brasileiro, depois veio o 2 portas, que não durou muito no mercado, Agora todos eram GL ou GLX, e com o motor 1.8i 16V. O Sedan também não durou muito, o ultimo Escort produzido foi um hatch 1.6 8V com o motor Zetec.


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