Com boa base mecânica, bom espaço interno o carro não caiu no gosto dos brasileiros.
A Toyota, que queria ampliar a sua participação no mercado de 2,7% para 4,0% o Etios já nasce como um mico de mercado, que ninguém está disposto a pagar pra ter um.
Além do estilo, o Etios tem um painel estranho, com mostradores no centro do painel, e acabamento duvidoso.
O Corolla apesar de custar pouco mais do que o dobro vende mais que o Etios, que encalha nas concessionárias.
Algo que a Toyota sempre fez questão de cuidar foi o pós-venda, para isso aumentou o numero de boxes de serviços em concessionários e aumentou a rede autorizada.
Pior do que o acabamento, mostradores e grades de ventilação fora de sincronia com o carro desagradam aos que poderiam comprar o novo carro.
Com um início de carreira desses, a fabricante teria de além de muito marketing, arrumar muitos pontos negativos no carro.
Chevolet Onix, Hyundai HB 20 e outros modelos no mercado deixam o Etios bem pra trás nas vendas e desvalorizam o Toyota. O espaço interno é bom, sendo que do hatch pro sedan, a única diferença está no porta-malas, pois o interior é igual nos dois.
Para complicar ainda mais a vida da Etios, o hatch tem versões 1.3 e 1.5, enquanto o sedan possui somente a versão 1.5, sem ar-condicionado esse carro sai por R$ 35.490,00 com ar-condionado R$ 38.190,00. A versão hatch sai por R$ 29.190,00 e todas as versões encontram forte resistência de vendas no mercado.
No meu ver com o Etios a Toyota já perdeu aposta, antes mesmo de ter começado, pois me lembro que ainda em fase de apresentação ninguém chegou no carro que estava exposto no Shopping Iguatemi, aqui em Florianópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário